Quem sou eu

Minha foto
O CEPON é uma instituição especializada no atendimeno oncológico em Santa Catarina que atende todos os tipos de câncer. Foi criado oficialmente em 26 de junho de 1986. Surgiu em decorrência da iniciativa do médico Alfredo Daura Jorge, que implantou em 1974, junto ao Hospital Governador Celso Ramos( HGCR) um atendimento terapêutico ambulatorial aos pacientes oncológicos. O trabalho ganhou força ao longo dos anos com a ampliação dos seus serviços: Programa de Internação Domiciliar -PID ( 1992 ), Unidade Hospitalar ( 1996 ), Núcleo Descentralizado de Lages ( 1998), Transplante de Medula Óssea ( 1999), Núcleo Descentralizado de Itajaí ( 2000 ), primeira etapa do Novo Complexo Oncológico ( 2005 ), Serviço de Radioterapia ( 2006 ).Os núcleos descentralizados foram assumidos por seus municípios em 2007 e 2008.

Central de Quimioterapia

 A Central de Quimioterapia do CEPON fica localizada no Complexo Oncológico - Ambulatório Dr. Alfredo Daura Jorge,  Itacorubi- Florianópolis.

Para a realização das quimioterapias ambulatoriais a unidade possui 24 pontos para o atendimento dos pacientes (6 leitos e 18 poltronas). Atualmente a equipe de enfermagem realiza 1025 atendimentos  a cada mês (média anual/2010), esses atendimentos são realizados a partir de um sistema informatizado para agendamento. Sendo que a equipe se compõe por: dez enfermeiros, onze técnicos de enfermagem, um técnico administrativo, dois auxiliares de serviços gerais. 
O cuidado de enfermagem prestado pelos profissionais da Central de Quimioterapia está pautado nos princípios técnicos e científicos da oncologia atual, primando por uma atuação ética e humanizada, articulando a prática assistencial da enfermagem com a equipe multiprofissional, na busca da qualidade e eficácia para a assistência oncológica.
A atuação da equipe é norteada por sistematização da assistência de enfermagem, implantada  desde 1997. Os enfermeiros realizam consulta de enfermagem a todos os pacientes que iniciam a terapêutica quimioterápica. Nesta consulta, a enfermeira faz o histórico de enfermagem, planeja o cuidado de enfermagem de acordo com as necessidades de cada paciente e dá orientações sobre o protocolo de tratamento, efeitos colaterais e rotinas do serviço. O foco da sistematização da assistência de enfermagem é a interação interpessoal e o autocuidado.