Quem sou eu

Minha foto
O CEPON é uma instituição especializada no atendimeno oncológico em Santa Catarina que atende todos os tipos de câncer. Foi criado oficialmente em 26 de junho de 1986. Surgiu em decorrência da iniciativa do médico Alfredo Daura Jorge, que implantou em 1974, junto ao Hospital Governador Celso Ramos( HGCR) um atendimento terapêutico ambulatorial aos pacientes oncológicos. O trabalho ganhou força ao longo dos anos com a ampliação dos seus serviços: Programa de Internação Domiciliar -PID ( 1992 ), Unidade Hospitalar ( 1996 ), Núcleo Descentralizado de Lages ( 1998), Transplante de Medula Óssea ( 1999), Núcleo Descentralizado de Itajaí ( 2000 ), primeira etapa do Novo Complexo Oncológico ( 2005 ), Serviço de Radioterapia ( 2006 ).Os núcleos descentralizados foram assumidos por seus municípios em 2007 e 2008.

Radioterapia

 

O Centro de Pesquisas Oncológicas –CEPON- é o principal órgão do sistema de prevenção e assistência aos doentes de câncer, no Estado de Santa Catarina. O complexo (sede própria) está situado no Bairro Itacorubi em Florianópolis/SC, onde teve seu marco inaugural no ano de 2005 com o Complexo Oncológico (transferência do ambulatório) e, em 2006, com a Inauguração do Ambulatório de Radioterapia. Sua função principal é o controle e avaliações das atividades clínicas (consulta, exames e tratamento) e pesquisas oncológicas no Estado, em consonância com a política estadual de saúde e normas federais pertinentes.
Durante a última década, o CEPON se tornou uma instituição de referência, em Santa Catarina, na prevenção e tratamento de pacientes com câncer. Os serviços prestados pelo CEPON na área de oncologia (basicamente destinados aos pacientes do SUS), são reconhecidos pela sua qualidade e humanização.
O serviço é realizado por uma equipe multidisciplinar que é composta por pelos seguintes profissionais: 03 Enfermeiras, 03 Técnicas de Enfermagem, 03 Físicos Médicos, 05 Médicos Radioterapeutas, 11 Técnicos de Radioterapia, 01 Tecnólogo, 01 Nutricionista, 01 Assistente Social e 06 serviço de apoio. Sendo que para o Tomógrafo, a equipe é composta por 01 Enfermeira, 01 Técnico de Enfermagem, 03 Médicos Radiologistas e 04 Técnicos de Radiologia.
O ambulatório de radioterapia é composto por um acelerador linear 2100 CD – 15mv (fotons e eletrons), um acelerador linear 600 SC (fotons) e braquiterapia ginecológica de alta taxa de dose (micro fontes e iridio 192, operada por controle remoto).            
Existem duas maneiras de se administrar externamente a radiação a um paciente: radioterapia convencional ou padrão; radioterapia conformacional tridimensional. Suas finalidades são: (a) Caráter exclusivo: apenas esta modalidade terapêutica é empregada; (b) Curativa: empregada em tumores radiossensíveis e/ou em estados precoces. Ex: Câncer de pele, câncer localizado de próstata; (c) Paliativa: alívio de queixas álgicas, metástases ósseas e cerebrais; (d) Neo-adjuvante: antes da cirurgia; (e) Adjuvante: após o tratamento principal; (f) Radiocirurgia, que trata tumores cerebrais; e (g) Estereotaxica que também trata tumores cerebrais.
No primeiro ano de atividade, a unidade de radioterapia atendeu 388 casos e, em 2010, esse número superou a 1300 pacientes atendidos.